domingo, 26 de agosto de 2012

PESSOAS INTELIGENTES


As três peneiras
José havia sido transferido de seu setor de trabalho para outro. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com está:
-“Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele”...
Nem chegou a terminar a frase, o chefe aparteou:
-“Espere um pouco, José. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?”
-“Peneiras? Que peneiras, chefe?”
-“ A primeira, José é a da VERDADE. Você tem certeza  de que esse fato é absolutamente verdadeiro?”
-“ Não, não tenho. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram”.
E novamente José é interrompido pelo chefe :
-“ Então sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros  também dissessem a seu respeito?”
- Claro que não! Deus me livre “- diz José, assustado.
-“Então”, - continua o chefe-“sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?”.
-“Não chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar”-Fala José, surpreendido.
-“Pois é, José. Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se, todos usassem essas peneiras”?“- diz o chefe sorrindo e continua: -” Da próxima vez em que surgir um boato por ai submeta-o ao crivo dessas três peneiras: verdade, bondade e necessidade, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque”:

Pessoas inteligentes, falam sobre idéias:
Pessoas comuns, falam sobre coisas:
Pessoas medíocres, falam sobre pessoas.   

(autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário