segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Apresentação do trabalho dos GM's Santos e Felix. Aula de Legislação, Instrutor Capitão Cledyvan

Rixa

Esse crime nós podemos dizer que é um simples, mas  que pode ficar muito grave.
Quando tem duas pessoas que estão com rixa, isso pode levar a morte,porque começa a ter raiva um do outro e isso  vai gera violência.
Em todo lugar você pode ver esse tipo de crime como ex: torcida de futebol, quando se encontram começa pancadaria porque eles começa a ficar com raiva uns dos outros,chegando a agredir os próprios colegas.
A violência é tão grande que causa pânicos nas ruas fecha  as lojas , bares e deixa  a população aterrorizada.
Mas quem  sai perdendo é o estado e os comerciantes que muitas vez não consegue recuperar suas mercadorias.
Essa violência muita gente é preso, mas é solto rapidamente, porque esse crime, a penalidade é leve e paga multa.

Brigas de torcidas



Os times têm uma historia que vem sendo acompanhado por torcedores desde os tempos que foi inaugurado o time, mas há um problema em todo lugar e no esporte tem um dos piores que é a briga entre torcidas organizadas.
E esse esporte que é o futebol deveria ser encarado como uma hora de entretenimento com a família pois muitos pais de família levam seus filhos para aprender tudo sobre o futebol que é puro trabalho em equipe porque sem esse companheirismo não há futebol e também ninguém consegue jogar sozinho contra onze jogadores do outro time.
As torcidas organizadas são aquelas que não vão ver o futebol mas sim pra brigar com torcidas de outros times mesmo se o time ganhou ou perdeu eles vão lá para poder arrumar uma boa confusão onde muitos saem machucados ou com hematomas bem graves que mais tarde pode levar a problemas sérios que concerteza vai acabar com a graça de muitos que estavam lá para poder ter um momento mais feliz com euforia.


Os brasileiros são apaixonados por futebol, o futebol esta no sangue de cada menino que cresce acompanhando todos ficarem feliz por

ver seu timer jogar, sem duvida os brasileiros são apaixonados por futebol.
Mas algumas pessoas as vezes não sabem torcer, muitas vezes acabam brigando por seus times, formando verdadeiras torcidas organizadas, mas essas torcidas acabam fazendo coisas erradas.
Essas torcidas muitas vezes acabam fazendo brigas acontecer, brigas que na maioria dos casos chegam a matar, uns torcedores matam os outros e dizem ser por futebol, as maiores torcidas são mancha verde, independente gaviões da fiel e muitas outras
A PM tem usado o diálogo para conter os confrontos entre torcedores nos bairros. O convite para discutir soluções da violência no futebol foi estendido aos comandos. Precisamos de  ajuda na identificação dos torcedores que causam tumultos. “Estamos tratando os membros dos comandos como torcedores e ao mesmo tempo deixando bem claro que quem se utilizar da torcida para gerar tumultos será preso.
O Estatuto do Torcedor reduziu a violência nos estádios, mas o problema migrou para os bairros. O que a PM tem feito para conter isso?

Estamos investindo na presença do policiamento nos terminais e estações-tubo. Entramos agora em uma segunda etapa, que é do relacionamento. Já temos boa comunicação com os líderes das organizadas e agora estamos partindo para o contato com os comandos, que existem em vários pontos da cidade. Em pouco tempo também fecharemos a pauta com o Juizado Especial para enquadrar esses maus torcedores no artigo 39 do Estatuto do Torcedor, que prevê que o baderneiro deve se apresentar em um determinado local durante os jogos para assistir a aulas de cidadania.

O sujeito que causa tumulto muitas vezes nem é membro efetivo da torcida organizada ou comando. Mas quase sempre utiliza vestimentas da entidade. Não caberia às organizadas e comandos impor critérios para a venda de seus materiais?

Isso é impossível, porque não existe um número, um código de barras para identificar. A pessoa pode comprar a camisa e dar a outra pessoa. Por isso temos de ter a punição.

Alguns ataques de torcedores têm sido em ações orquestradas, com agendamento pela internet e tocaias. Essas ações não são semelhantes a de grupos criminosos?

Não vamos colocar que o crime está se formando nas torcidas. Os dirigentes das torcidas e dos comandos não compactuam com isso. São delinqüentes que se aproveitam de situações.. Não temos tiroteios, mortes, ônibus incendiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário